Sobre o Mirtilo

Sobre o Mirtilo

O mirtilo tem cor azul escura e sabor ligeiramente agridoce. Tem poucas calorias, não contém colesterol nem sódio e constitui uma importante fonte de vitaminas, nutrientes e sais minerais, além de ser um poderoso antioxidante. Suas folhas também são muito nutritivas e usam-se em infusões, saladas e medicamentos. A fruta é consumida fresca, ou pode ser congelada e usada na produção de sorvetes, sucos, iogurtes, farinha integral, dentre outros.

Como cultivar sua muda de Mirtilo

História

O mirtilo é uma baga do gênero Vaccinium. Foi introduzido no Brasil pela Embrapa na década de 80, na região sul, onde os invernos rigorosos proporcionaram boa adaptação da planta, principalmente nas regiões de maior altitude. O Mirtilo recebe essa denominação no Brasil. Nos EUA e na maior parte do mundo é conhecido como Blueberry. E na argentina como Arándano.

farmworld-img-cake1

Benefícios

O mirtilo é reconhecido em função das suas propriedades nutraceuticas, é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes e antiinflamatórios naturais. Vem ganhando espaço no Brasil e muitos estudos já foram feitos que permite considerá-lo como uma planta medicinal, além do que, podem ser consumidos não só os frutos mas como também, as flores, folhas e raízes. É também conhecido como a fruta da longevidade. No mundo inteiro existem pesquisas estudando os benefícios que o mirtilo pode trazer à saúde humana.

  • Prevenção do envelhecimento
  • Redução de colesterol
  • Prevenção da obesidade
  • Prevenção de infecções
  • Melhoria da visão
  • Auxilio na prevenção da diabetes
  • Melhoria da memória e da coordenação motora
  • Auxilio na prevenção de doenças cardiovasculares

Cultivo

O ciclo de produção é complexo devido às características do mirtilo, que é um arbusto cuja vida produtiva, segundo a variedade, é de quinze anos. As raízes são delicadas e superficiais, e a parte superior da planta renova-se anualmente. Durante o inverno, os galhos novos perdem as folhas, brotando novamente a partir do mês de agosto. Esses gomos são os que produzem as frutas durante o período primavera/verão. O sucesso de uma plantação de mirtilo depende das condições climáticas e do solo. O solo deve ser ácido, ter uma alta concentração de matéria orgânica e o relevo deve ser, preferentemente, plano. Para obter uma boa frutificação, ela precisa entre 200 e 1.000 horas de frio, dependendo da variedade. É bastante exigente em água, sendo fundamental a implantação de sistemas de irrigação. Quando o sistema de irrigação estiver instalado, planta-se a muda, que é protegido com uma cobertura de palha conhecida como mulch, usada para conservar a umidade do solo. Já no primeiro ano há uma pequena produção de fruta, mas só depois do quarto ano a planta produz plenamente. A fruta está madura quando sua cor se torna um azul mais intenso. A colheita é manual e se realiza com extremo cuidado. Depois acontece a limpeza, a seleção, a embalagem e o armazenamento refrigerado.

Loading…
Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.