Conhecendo a Pitaya Deixe um comentário

Pitaya é uma fruta originária dos países da América Central e está cada vez mais presente nas dietas, já que concentra poucas calorias e, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar.

Possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo.

Tipos de Pitaya

 

Os diferentes tipos de pitaya tem uma forma bem parecida e sabores bem semelhantes. Sendo doce e saborosas, as pitayas tem propriedades nutricionais bem parecidas e todas são benéficas para a saúde.

Dos três tipos de pitaya, a única que de fato é apreciada pelas pessoas que desejam perder peso é a opção com o interior na cor vermelha, já que ela é a única que possui propriedades antioxidantes, o que impede o acúmulo de gorduras por prevenir os radicais livres.

Informações nutricionais

 

Nas reduzidas calorias da pitaya, encontra-se uma rica diversidade de nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo e benéficas ao corpo.

Ela possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e mantém baixos os níveis de colesterol no sangue.

100 gramas de Pitaya rosa (½ da fruta)

Calorias (kcal)52
Carboidratos (g)11
Proteína (g)1,1
Gorduras totais (g)0,4
Fibras (g)3
Colesterol0
Vitamina C (mg)20,5
Cálcio (mg)8,5
Ferro (mg)1,9
Fósforo (mg)22,5

Benefícios da Pitaya

– Ajuda a eliminar os radicais livres: a Pitaya é abundante em antioxidantes, que ajudam a neutralizar a formação de radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde. Os antioxidantes são também boas armas para dar mais força ao sistema imunológico. Juntamente com os antioxidantes advindos da vitamina C, outras fontes naturais destas substâncias são responsáveis por benefícios da pitaya de evitar o aparecimento de doenças. Especialistas consideram a vitamina C como um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para consumo. As suas sementes são ricas em ácidos graxos essenciais como os ômega 3.

– Auxilia no emagrecimento: talvez este seja o principal motivo que fez a popularidade da fruta explodir recentemente. Isso ocorre porque o seu valor calórico é mínimo e tem potente ação termogênica, propriedade que atua diretamente na queima de gorduras corporais. Existem duas substâncias importantes na polpa da Pitaya: a tiramina, que atua na inibição do apetite, e o glucagon, que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces. Para além da perda de peso, as propriedades da Pitaya também são benéficas para pessoas que buscam uma reeducação alimentar, a fim de reduzir o consumo compulsivo de comida. Por isso, conciliar consumo de Pitaya com exercícios regulares é uma ótima ideia para quem busca perder alguns quilinhos.

– Previne a diabetes: seu rico conteúdo em vitamina C, garante propriedades antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres, prevenindo contra Diabetes. Além disso, através do alto teor de fibras, os níveis de açúcar no sangue podem ser equilibrados, diminuindo os picos de glicose.

– Previne doenças do sistema cardiovascular: por causa de sua concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom), reforçando ainda mais seu efeito benéfico na manutenção da saúde cardiovascular.

– Fortalece o sistema imunológico: em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres. Consumindo Pitaya regularmente, você se mantém protegido contra o ataque de microorganismos nocivos ao corpo, e garante saúde e disposição prolongadas.

– Diminui o colesterol ruim: por decorrência de sua concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom), reforçando ainda mais seu efeito benéfico na manutenção da saúde cardiovascular.

– Ajuda no funcionamento do Intestino: é rica em oligossacarídeos, além de ser bem fibrosa, as sementes tem ação laxante e auxiliam no ajuste da saúde digestiva

– Ajuda a regular a pressão arterial: pois possui bastante água que estimula a produção de urina, reduzindo acúmulo de líquidos no corpo;

– Combate a anemia e osteoporose:por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Como consumir

 

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la como matéria-prima em receitas como vitaminas, geleias, doces, smoothies, sorvetes e também na salada.

O suco é uma das excelentes opções para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água. O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência.

É possível também fazer um smoothie de pitaya, usá-la em tortas, iogurtes, sorvetes e geleias. Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Como armazenar a Pitaya

 

Quando ainda fechada, mantenha a pitaya em local fresco e seco. Após aberta, o ideal é que seja consumida logo, para evitar a perda de nutrientes.

Porém, a pitaya pode ser armazenada em ambiente refrigerado. Na geladeira, a fruta dura de dois a três dias. Deve ser guardada em potes fechados ou sacos vedados. Outra possibilidade é congelar a polpa por até três meses.

Sorvete de pitaya 

Esta receita de sorvete de pitaya é boa para emagrecer porque não tem açúcar, e a pitaya é uma fruta com poucas calorias, que ajuda a controlar o apetite e acelera o metabolismo.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polpa de pitaya
  • Adoçante em pó a gosto
  • 1 xícara de creme de leite light
  • 4 claras em neve

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e colocar em uma vasilha com tampa. Levar ao freezer por cerca de 2 horas. Bater com o auxílio de uma batedeira e voltar ao freezer até a hora de servir.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/32337-pitaya

 Fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-pitaya/



Quer conhecer nossos produtos? Clique Aqui.

Fique por dentro das nossas novidades curtindo nosso facebook e instagram.

O Empório do Mirtilo está localizado nas margens do lago da Usina Hidrelétrica de Itá, o microclima é favorável para a produção do Mirtilo que contém elevados valores nutricionais com baixas calorias.

#pitaya

#emporiodomirtilo

#antioxidantesnaturais

#antioxidantes

#ita


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *